Quinta-feira, 26 de Julho de 2007

Chaves, terra natal de Nadir Afonso

Temos recebido muitas questões e protestos a propósito do lugar de nascimento de Nadir Afonso, pois aparecem referências incorrectas como tendo nascido em Codeçais que não faz parte da Toponímia do concelho de Chaves.
Vamos procurar ser precisos:
Nadir Afonso nasceu na  freguesia, vila e concelho de Chaves a 4 de Dezembro de 1920. Em 1929 a vila de Chaves foi elevada a cidade; Nadir passou a ser natural da freguesia de Chaves, da cidade de Chaves e concelho de Chaves. Com a recente reforma administrativa a cidade foi dividida em duas freguesias: Santa Maria Maior e Madalena. Assim Nadir Afonso passou a ser natural da freguesia da Madalena, cidade e concelho de Chaves.
A família de Nadir Afonso tinha uma propriedade em Chaves, a pouca distância do São Roque a que chamavam Codeçais, (actualmente Rua dos Codeçais) na recente freguesia da Madalena. Aí nasceu Nadir Afonso, assim em família diz-se que Nadir nasceu na quinta dos Codeçais, que  é na cidade de Chaves. Talvez uma  deficiente informação tenha gerado confusões. Quando Nadir tinha um ano de idade a família mudou-se para a Rua Cândido Sotto Mayor (em tempos Rua da Madalena). O palco das brincadeiras de infância de Nadir estendia-se da Galinheira ao Jardim Público. Aos 12 anos, a família instala-se na antiga Rua da Cadeia, (actual Rua do Bispo Idácio) e actual freguesia de Santa Maria Maior.
As vezes uma informação incorrecta toma o efeito de uma bola de neve, as gafes sucedem-se. Refiro-me ao local de nascimento de Nadir Afonso, ao período que trabalhou com Le Corbusier, aos ateliês por onde passou; até em teses de doutoramento nos apontaram os mais grosseiros erros. Nós procuramos dar as informações o mais precisas possíveis. A responsabilidade de afirmações menos exactas cabe aos autores desses textos; são factos que nos ultrapassam.
Espero ter esclarecido os meus amigos interlocutores.
 

 

 
 

 


publicado por Laura Afonso às 23:41
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. No Centro de Artes Nadir ...

. Nadir Afonso em Chaves

. Nadir Afonso em Castelo B...

. Reflexos no Museu

. Convite

. Figuras fabulosas

. «Nadir Afonso: Arquitetur...

. Exposição - Nadir Afonso,...

. Convite para a exposição ...

. Nadir Afonso: Arquitetura...

. Trágedia

. Serpente

. Ópera

. Sevilha

. Apoie esta Petição. Vamos...

. Vamos salvar o edifício d...

. Destruição da Panificador...

. Lille

. Exposição de Nadir Afonso...

. Ópera

. Visita ao Museu de Arte C...

. Carnavalescas

. Panthéon

. Universidade Suiça de EPF...

. Siena

. O Galo

. Cidade do Sol Nascente

. BOAS FESTAS

. 4 de Dezembro, dia de Nad...

. Parque de S. Paulo

.arquivos

.tags

. todas as tags

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds